É mais fácil reconquistar um cliente do que conquistar um novo
Em qualquer ambiente comercial, a aquisição de clientes é uma habilidade fundamental para o sucesso de qualquer negócio e, no universo do e-commerce, o e-mail marketing e a automação desempenham um papel fundamental nessa estratégia.
Nesta publicação, exploraremos como usar essas ferramentas em todos os estágios do ciclo de vida de seus clientes, oferecendo incentivos eficazes e aproveitando datas especiais para reforçar o relacionamento com eles e, consequentemente, aumentar suas vendas.
O poder da automação no ciclo de vida do cliente
A automação é a chave para alcançar os clientes no momento certo com a mensagem certa. Imagine configurar um sistema que funcione 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todos os estágios do ciclo de vida do cliente. Desde a aquisição até a retenção, a automação pode desempenhar um papel fundamental no envolvimento do cliente. Cada estágio apresenta oportunidades únicas para oferecer incentivos personalizados.
Na Perfit, você pode usar estrategicamente o ciclo de vida do cliente para aumentar a conversão e a retenção, configurando uma automação para cada estágio do ciclo de vida. Basta definir gatilhos únicos para começar a trabalhar no piloto automático e enviar um incentivo sempre que um cliente passar pelo ciclo de vida. Essa estratégia é supereficaz, pois não deixa nenhum movimento do cliente ao acaso.
Como isso funciona? Lembremos que as mudanças de estágios no ciclo de vida são produzidas pela realização ou não de uma compra em um determinado tempo. Para entender todos os detalhes do ciclo de vida, convidamos você a ler este artigo.
Assim, por exemplo, se um cliente passar do estágio EM RISCO para o estágio PERDENDO, porque não faz compras em nossa loja há muito tempo, ele receberá automaticamente um e-mail com um desconto exclusivo e uma sugestão de produtos de sua preferência para chamar sua atenção e reconquistá-lo. O mesmo pode acontecer se o cliente subir de estágio, por exemplo, do estágio de INCENTIVO À NECESSIDADE para o estágio de ALTO POTENCIAL.
O mesmo pode acontecer se o cliente subir um estágio, por exemplo, do estágio de NECESSIDADE DE INCENTIVO para o estágio de ALTO POTENCIAL. Nesse caso, o e-mail automático pode conter um agradecimento pelo interesse em nosso produto e um cupom de desconto para incentivá-lo a comprar novamente e continuar a melhorar a qualidade do ciclo de vida do cliente.
O que essa estratégia propõe é entrar em contato com esse cliente em qualquer ponto do ciclo de vida, com a mensagem certa e AUTOMATICAMENTE, quer o cliente esteja prestes a ser perdido, ou seja um cliente recorrente e fiel.
A única coisa que temos de fazer na Perfit é configurar as automações do ciclo de vida UMA VEZ, modificando os disparadores para estarem presentes em cada movimento do ciclo com uma mensagem persuasiva.
Para fazer isso em sua conta, leia este artigo ou entre em contato com um especialista no chat on-line que o ajudará imediatamente.
Aproveite as datas especiais para reconquistar clientes
Aniversários, feriados e datas especiais são momentos perfeitos para fortalecer o relacionamento com seus clientes. Configure campanhas de e-mail marketing específicas para essas ocasiões, usando automações e mensagens personalizadas, por exemplo, em aniversários ou datas comemorativas de clientes, oferecendo descontos atraentes.
E também em eventos ou feriados especiais de e-commerce, como o Black Friday ou o Natal, você pode se exibir recomendando produtos segundo o histórico de compras.
Analise e otimize suas estratégias
Acompanhe métricas importantes, como taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de conversão. Isso é essencial para saber o que funciona e o que precisa ser melhorado.
Com todas essas ferramentas e recursos, é importante que você ajuste e aprimore constantemente sua estratégia. Os gostos, os horários e as necessidades de seu público estão sempre mudando, portanto, sua estratégia também deve mudar. Você pode fazer um teste A/B em seus e-mails de recuperação para determinar qual abordagem é mais eficaz.
Boas práticas
Sabemos que é importante recuperar um cliente, mas não podemos perder o foco na tentativa. É essencial considerar em nossa estratégia de recuperação de clientes e no e-mail marketing em geral a frequência de envio. O segredo é convencer e persuadir, não cansar nosso público.
É muito importante encontrar um equilíbrio que funcione tanto para sua empresa quanto para seus assinantes. A comunicação eficaz com seu público é essencial, portanto, é importante adaptar sua estratégia de e-mail marketing conforme as necessidades e preferências em constante mudança.
Para esse segmento específico que queremos recuperar, podemos enviar conteúdo relevante a cada 7 ou 10 dias, sempre analisando seu comportamento com nosso conteúdo para entender melhor suas necessidades até que a conversão seja alcançada.
RESUMINDO, o e-mail marketing e as automações são ferramentas essenciais para reconquistar clientes no e-commerce. O segredo é a personalização, a segmentação inteligente e a otimização contínua. Ao oferecer incentivos estratégicos em cada estágio do cliente e aproveitar datas especiais, você pode fortalecer o relacionamento com seu público e aumentar a retenção. Lembre-se de que a aquisição bem-sucedida de clientes exige paciência e uma abordagem analítica para aprimorar constantemente suas estratégias.
Agora você está equipado com as estratégias e táticas necessárias para levar o seu negócio de e-commerce para o próximo nível!