Proteja o e-mail marketing de sua loja virtual

Os maiores provedores de e-mail do mundo, Gmail, Yahoo! e AOL, deram passos significativos para aumentar a proteção das contas de seus usuários por meio da implementação de ajustes rigorosos em suas políticas de autenticação.

Essas mudanças afetam todos os usuários, especialmente aqueles que enviam mais de 5.000 e-mails por dia, e serão válidas a partir de fevereiro de 2024.

A boa notícia é que o Google considera essas práticas como boas práticas para melhorar a entregabilidade de e-mails há muito tempo. A diferença agora é que elas se tornaram obrigatórias.

É importante não assumir que você já está em conformidade, pois não cumprir essas políticas pode ter um impacto real no sucesso de suas próximas campanhas de e-mail marketing, como ser marcado como spam ou que seus e-mails não sejam entregues. 

Portanto, é altamente recomendável estar ciente das novidades e compreender quais são os passos e ações necessários para obter resultados positivos.

Por que o Google, o Yahoo e o AOL estão fortalecendo suas políticas de autenticação?

Em poucas palavras: para combater o spam. Ao validar que você é quem diz ser, os provedores de e-mail saberão que você é um remetente legítimo, em vez de um spammer.

Além disso, é provável que sua taxa de entregabilidade aumente. Também, os destinatários encontrarão mais fácil cancelar a inscrição, se desejarem, o que beneficiará ainda mais sua proporção de reclamações de spam.

Para quem são essas mudanças?

Algumas mudanças são para todos, e algumas são para "remetentes massivos", mas o caminho mais seguro é presumir que inclui sua marca. Mesmo que você esteja abaixo desse limite hoje, estará preparado se o ultrapassar no futuro.

Quais são os requisitos a partir de fevereiro de 2024?

Existem quatro requisitos que você deve conhecer e cumprir:

1-PERMITIR O CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO COM UM ÚNICO CLIQUE

Em relação a este ponto, a Perfit já resolve o cancelamento da inscrição com um único clique por padrão, tanto no rodapé do e-mail quanto no cabeçalho "Cancelar inscrição".  Portanto, se você já usa a Perfit para fazer e-mail marketing e automações, não é necessário fazer nada 🙌

2-MANTER AS TAXAS DE RECLAMAÇÃO DE SPAM ABAIXO DE 0,3%

O nível de reclamações, ou seja, e-mails marcados como spam, dependerá exclusivamente das boas práticas de envio e de quão orgânicas e limpas são suas listas de contatos. Neste ponto, não é necessário fazer nenhuma alteração, apenas prestar muita atenção às listas de assinantes e manter uma frequência de envio saudável para não cansar sua audiência. 

Aqui você pode ver mais detalhes sobre as boas práticas e sobre como fazer limpezas frequentes de suas listas para não enviar para os contatos que já não interagem com seus e-mails.

3-ENVIAR E-MAILS COM SEU PRÓPRIO DOMÍNIO PERSONALIZADO 

Em vez de usar nomes gratuitos como xxx@gmail.com em seu endereço do remetente, é necessário enviar campanhas e comunicações do seu negócio com domínio próprio, por exemplo, xxx@suamarca.com.

Se você não sabe como obter um domínio próprio, pode ler o seguinte artigo em nosso centro de ajuda para fazê-lo.

4-TODOS OS DOMÍNIOS DO REMITENTE DEVEM SER AUTENTICADOS USANDO SPF, DKIM e DMARC:

Se você já possui um domínio próprio corretamente autenticado, então já possui SPF e DKIM. Apenas será necessário adicionar um registro DMARC adicional à configuração do seu domínio. 

Se este ponto não for cumprido, os e-mails do seu negócio podem ser rejeitados ou ter grandes possibilidades de serem marcados como spam.

Provavelmente, esta é a etapa que requer alguma ação e pode parecer complexa, mas não é, porque a equipe da Perfit pode ajudá-lo a resolvê-la. Aqui você pode ver como adicionar o registro DMARC à configuração do seu domínio.

Os métodos de autenticação de mensagens são úteis para verificar se um e-mail foi realmente entregue pela pessoa ou organização que afirma ser responsável pelo envio.

Em outras palavras, esses métodos de autenticação evitam o spam, tentativas de phishing e outras atividades maliciosas que podem prejudicar a reputação de sua marca ou a credibilidade de seus e-mails perante os destinatários.

Portanto, embora possa parecer assustador, complicado ou irritante, o Yahoo! e o Gmail têm boas razões para exigir que os remetentes adotem as melhores práticas de autenticação. No final, priorizam a segurança dos usuários.

Se você tiver alguma dúvida ou não tiver certeza de algo, pode entrar em contato com nossa equipe de suporte a qualquer momento para obter ajuda.

Lembre-se de que o sucesso e a entregabilidade de suas comunicações e a reputação de seu remetente dependem dessas práticas. Não se torne SPAM.

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