Conhecer seu desempenho : a chave para continuar crescendo
O e-mail marketing e a automação são ferramentas poderosas para impulsionar o crescimento e gerar lucro para as lojas online . No entanto, enviar e-mails não é suficiente; é crucial avaliar e medir o impacto econômico das suas campanhas.
Mas como você pode saber se realmente está gerando lucro para o seu negócio?
Após ler este artigo, você entenderá como a Perfit ajuda o seu negócio a concretar vendas e a melhorar os lucros da sua loja online .
Métricas da Loja
No painel da plataforma, você encontrará detalhes sobre as métricas dos seus e-mails, seus contatos, o ciclo de vida dos seus compradores e, por último, as métricas sobre a sua loja, a qual exploraremos mais a fundo hoje.
A que se refere toda a informação encontrada na aba "Loja" da sua conta na Perfit?
Nada mais, nada menos do que todas as vendas, conversões, retorno sobre o investimento e visitas à loja que as campanhas de email marketing e automações ajudaram a concretizar.
Para compreender melhor a importância desses valores, analisemos detalhadamente cada um:
Vendas assistidas
Quando tiver dúvidas se os e-mails enviados estão ajudando a gerar vendas ou não, esta é a métrica mais importante que você precisa verificar no painel da plataforma.
As vendas assistidas são aquelas que a Perfit ajudou a concretizar através de cada ação realizada. Uma venda assistida é contabilizada quando um contato realiza uma compra dentro de 7 dias após a abertura de um e-mail.
Este número reflete quanto dinheiro foi gerado com a ajuda do email marketing por meio de campanhas e mensagens automáticas enviadas com a Perfit.
É importante esclarecer que outras ferramentas, como o Google Analytics, utilizam parâmetros de medição diferentes e também têm a opção de configurar esses parâmetros, por isso os valores que fornecem podem variar em relação aos refletidos na Perfit. É necessário considerar essas diferenças e analisá-las de cada ponto de vista e dos objetivos de cada negócio.
Você também poderá ver o detalhe das vendas assistidas geradas em cada campanha individualmente, juntamente com os cliques e as aberturas, na seção Campanhas do aplicativo. Isso permite ter uma visualização rápida das conversões de cada comunicação para avaliar seu desempenho e assim continuar melhorando a estratégia de envio.
Taxa de Conversão:
A taxa de conversão indica quantas vendas a Perfit ajudou a concretizar a cada 1000 e-mails enviados, contabilizando uma conversão quando um contato realiza uma compra dentro dos 7 dias seguintes à abertura de um e-mail.
É a métrica que lhe dará uma ideia da eficácia de suas ações.
Retorno sobre o Investimento (ROI):
O ROI é uma métrica crucial que permite avaliar a rentabilidade de suas campanhas. Refere-se do benefício gerado pelas vendas assistidas, em relação ao investimento realizado num período determinado.
É calculado da seguinte forma: (vendas assistidas - custo) / custo.
Embora um ROI maior que 0 implique que o investimento seja rentável, para uma análise mais profunda e precisa, é necessário levar em consideração as margens de lucro obtidas, em geral, por cada negócio.
Visitas à loja:
A métrica de visitas à loja é importante no contexto do e-mail porque fornece uma medida direta do impacto que suas campanhas têm no tráfego e nas conversões em sua loja virtual. No Painel da Perfit, você encontrará dois principais indicadores:
Sessões totais: que representam o número total de visitas detectadas pela Perfit, incluindo as identificadas e as anônimas.
Sessões identificadas: são as visitas que podem estar relacionadas a um usuário da sua loja ou a um contato da Perfit.
É necessário enviar campanhas regularmente para incentivar o tráfego na loja, pois quanto mais campanhas forem enviadas, mais sessões identificadas. E através dessas sessões, podemos enviar mensagens automáticas de remarketing e de carrinhos abandonados para obter mais vendas.
Aqui você pode conhecer todos os detalhes das métricas da sua loja no Painel da Perfit.
Portanto, lembre-se, as métricas da sua loja no Painel da Perfit são indicadores-chave para avaliar o sucesso da sua estratégia de email marketing e automação.
Essas métricas fornecem informações valiosas sobre o desempenho das suas comunicações e permitem que você tome decisões informadas para melhorar os resultados.
Não perca mais tempo e aproveite-as para impulsionar o sucesso do seu negócio.
Você pode obter ideias e recursos que ajudam a melhorar as métricas da sua loja, explorando o conteúdo do nosso blog, onde encontrará muitas informações para continuar crescendo.
E se você ainda não tem uma conta na Perfit, este é o momento de fornecer ao seu negócio a comunicação que ele precisa. Comece aqui.